“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’ Mt 22, 34-40)”
A II Jornada Mundial da Juventude, decorreu em Buenos Aires, na Argentina, em 1987. Esta Jornada, contou com a presença de 1 000 000 de jovens, vindos de diversos países. O tema desta jornada é também e o primeiro mandamento: o Amor.
“Nós Conhecemos o Amor de Deus por Nós e Acreditamos no seu Amor” 1 Jo 4, 16
O amor anda por aí. Olhemos à nossa volta. Está na nossa família, nos nossos amigos, nas pessoas que nos rodeiam. Ainda que sejamos imperfeitos e nem sempre ousemos partilhar o quanto nos amamos, o quanto nos queremos não significa que não nos amemos. O amor não se faz de palavras, faz-se de gestos, faz-se de oração, faz-se de abraços. Faz-se de estar e permanecer lado a lado mesmo que e apesar de todos os apesares. Amar é caminhar junto, é crescer junto. Assim se vive. Assim se aprende a amar.
O amor é o que nos move, nos renova e nos faz seguir em frente. Senão acreditamos no amor, não acreditamos na vida. Porque sim o amor dá sentido à vida.
Como podemos viver no amor? Primeiro temos de ter o nosso coração limpo e disponível para acolher esta novidade que está mesmo à nossa frente. Não é possível amarmos os outros se não nos conhecermos e nos amarmos a ponto de reconhecer as nossas faltas e querer ser melhores! Na reconciliação somos convidados a deixarmo-nos abraçar pelo Pai que tem um grande amor por cada um de nós!
Vem, não te assustes, vem.
O perdão existe a partir do amor!