Vila Real, 27 de Novembro de 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações da Diocese de Vila Real preparou uma caminhada para o Advento no “simbolismo da peregrinação”, o novo tempo litúrgico que a Igreja Católica vai começar a celebrar este domingo.
“Convidamos os jovens a fazer um caminho de fé em comunidade e as comunidades a fazer caminho com os jovens, valorizando sobretudo os chamados tempos fortes do ano litúrgico”, explica o Departamento Diocesano da JUV.
No Advento, que este ano começa no dia 1 de Dezembro, cada comunidade pode fazer a sua “coroa de Advento ou colocar as quatro velas de modo criativo” e em cada domingo, de preparação para o Natal, acendem uma das velas, “colocam um símbolo do peregrino” – Vara de Caminheiro; Mochila; Binóculos; Lanterna (Luz de Belém) – e as setas com os desafios para a caminhada.
A caminhada foi construída a partir da exortação ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), “um precioso documento” que o Papa Francisco escreveu após o Sínodo dos Bispos – ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em Outubro de 2018.
“Temos a oportunidade de nos preparar, com os nossos jovens, seguindo os passos da liturgia, para acolher uma Jornada Mundial da Juventude, que envolve toda a Igreja portuguesa e não só os jovens”, explica a Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações de Vila Real.