Centro Social e Paroquial
A História do Centro Social
1987
Fundado o Centro Social e Paroquial de Bobadela – CSPB
O CSPB foi fundado com o fim de cultivar a fraternidade cristã entre todos os habitantes da Paróquia, com opção preferencial pelos mais pobres, obedecendo genericamente aos seguintes critérios:
- O respeito pela dignidade da pessoa humana e o dever de contribuir para o seu desenvolvimento moral, espiritual e cultural.
- O fortalecimento do sentido comunitário, de modo que os indivíduos, as famílias e os demais agrupamentos da Paróquia, empenhando-se num trabalho em comum, se tornem promotores da sua própria valorização.
- A criação de estruturas de comunicação cristã de bens e de ajuda mutua, bem como o apoio aos mais carenciados, mobilizando para o efeito os indispensáveis recursos humanos e materiais.
1988
Estabeleceu-se o primeiro acordo com a Segurança Social
Iniciou a sua atividade com um grupo de voluntários, no edifício gentilmente cedido pelo casal Júlio e Orlinda de Sousa, com o apoio aos idosos através do Centro de Convívio.
1989
Criadas as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário
Com 30 vagas para Centro de Dia e 10 para Apoio Domiciliário apoiadas pela Segurança Social.
1991
Iniciou-se a intervenção ao apoio à Infância
Criado o apoio às crianças, através da ocupação de tempos livres, com acordo para 60 crianças.
2001
Criado o Gabinete de Apoio à Família – GAF
Surge com o intuito de reforçar a finalidade do CSPB e de cultivar nos paroquianos a noção das suas responsabilidades sociais. Através da rentabilização dos recursos humanos do CSPB, do apoio de voluntários da Paróquia e dos bens disponibilizados pela comunidade e algumas Instituições, o GAF, passou a apoiar famílias em situação de risco e ou carência através dos serviços de distribuição de cabazes de alimentos, distribuição de comida confecionada excedentária, disponibilização de bens doados como mobiliário, roupa, produtos de higiene e outros, empréstimo de ajudas técnicas como cadeiras de rodas, camas articuladas, entre outras, e apoio Psicossocial.
Este apoio estendeu-se também às paróquias vizinhas de São João da Talha e Santa Iria de Azoia.
2007
Protocolo com a Segurança Social
Estabelecido um protocolo com a Segurança Social para o acompanhamento de 126 famílias beneficiárias do Rendimento Mínino Garantido atual Rendimento Social de Inserção.
2010
Iniciou-se a construção do novo edifício
Para uma maior resposta e melhor adequada às necessidades dos utentes que apoiava, iniciaram-se as obras do novo edifício na Rua António Ferreira nº19, Terreno cedido à Paróquia pela D. Ermelinda Tavares.
2012
A 7 de Janeiro foi inaugurada a Creche, iniciando a atividade em Maio.
Situada a pouco mais de 10 minutos de Lisboa, a paróquia da Bobadela inaugurou a creche que vai acolher mais de 60 crianças. O novo espaço é parte de um sonho desta paróquia que aposta na pastoral juvenil e quer fazer comunhão através da caridade.
O pároco da Bobadela assume:
“A construção desta obra é herança de um sonho com muitos anos, e a finalização desta primeira parte significa agora “o coroar de muitos esforços feitos pelos paroquianos da Bobadela e seus respectivos párocos”, destacou ainda o padre Raimundo Quintas Alberto. “No dia 9 de Dezembro de 1993, era pároco o padre Virgínio, fez-se a bênção da primeira pedra da construção, por D. Januário Torgal Ferreira”, conta revelando que “a comunidade não poupou esforços e conseguiu juntar um milhão e duzentos mil euros”. Em 25 de Maio de 2010, o então pároco, padre José Luzia, “reacendeu a esperança da comunidade que tão longamente esperou por um caminho que pudesse providenciar um fim de vida tranquila e sereno, e às jovens mães um lugar para os seus filhos”. Deu-se, então, início à construção da obra, cujo edifício “tem características diferentes do projecto inicial. Projectou-se um espaço diferente onde a oração se faz social”, explica. Deste modo, a espiritualidade não foi esquecida no novo edifício e está a ser construída uma capela nos espaços do novo Centro Social Paroquial da Bobadela.”
Segundo o Padre Raimundo Alberto, essa tem sido a aposta desde que chegou a esta paróquia da Vigararia de Sacavém, no concelho de Loures, em 2010. “Encontrei um projecto virado para a juventude que é muito interessante. O objectivo é cativar jovens que possam integrar a comunidade! É um trabalho que foi muito bem feito pelo padre José Luzia, que era o pároco de então, e de facto essa tem sido também a minha aposta!”, salienta este sacerdote, que assumiu os destinos da paróquia em Setembro último, após um ano como coadjutor.
Leia o artigo completo em: http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?id=2340&cont_=ver2