“A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal em 2022.”
Foi em Janeiro de 2019, no Panamá, que foi anunciado no final das XV Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que Portugal iria receber este evento em Lisboa, em 2022.
Este evento religioso reúne católicos, em especial jovens, de todo o mundo durante aproximadamente uma semana, contanto já com 15 edições.
As JMJ tiveram origem em Roma pela mão do Papa João Paulo II, que estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual a decorrer no domingo de ramos, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos levando até eles os ensinamentos da Igreja.
No entanto as JMJ acabaram por sair de Roma e passar a realizar-se de 2 ou de 3 em 3 anos, numa cidade escolhida pelo Papa, ao redor do mundo. A sua escolha é sempre acompanhada pela passagem de um “testemunho” entre o país que organizou e o que irá organizar – Cruz Peregrina.
O papa João Paulo II entregou esta cruz aos jovens – “Levem-na para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e preguem a todos que só com a morte e ressurreição, há a salvação e a redenção de Cristo” tendo esta percorrido muitas cidades – Roma, Buenos Aires, Santiago de Compostela, Częstochowa, Denver, Manila, Paris, Toronto, Colónia, Sydney, Madrid, Rio de Janeiro, Cracóvia, Panamá e agora Lisboa.
Durante os próximos 3 anos somos convidados a abraçar a preparação para este evento tão importante na igreja, através do conhecimento de cada uma das 15 jornadas que aconteceram, fazendo através delas uma reflexão sobre a sua mensagem e importância para o mundo. Entrem connosco nesta viagem. A primeira paragem é a I Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Domingo de Ramos de 1986 em Roma, onde o Papa falou a toda a comunidade católica, em especial os jovens, sobre o tema da esperança.
“Jornada da Juventude” significa precisamente o seguinte: encontrar Deus, que entrou na história da humanidade através do mistério pascal de Jesus Cristo. Ele entrou irreversivelmente.
E ele quer conhecê-lo primeiro. Young. E todo mundo quer dizer: “Siga-me”, Siga-me. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”Homilia Final JMJ Roma, 1986