A melhor forma de podermos testemunhar a esperança é podermos estar alegres e confiantes, e para o Papa João Paulo II tornou-se claro que esta mensagem de esperança e alegria poderia ser levada aos quatro cantos do mundo, pelos jovens, tendo sido por esse motivo que este foi escolhido como primeiro tema das jornadas mundiais da juventude.
Mas o que é afinal a esperança cristã? Podemos ter esperança em que não chova durante as nossas férias na praia, ou de uma forma mais profunda, ter esperança de ficarmos curados no contexto de um problema que nos torne mais fragilizados. Desta forma, todos caminhamos lado a lado com a esperança, diariamente, independentemente da nossa crença. No entanto para nós cristãos a nossa esperança vai muito mais além do que esperança nas coisas do mundo, a nossa esperança é Jesus Ressuscitado.
Ao olharmos o texto dos Discípulos de Emaús, que serve de base a estas jornadas, podemos perceber que os discípulos, que se encontravam desmotivados, desiludidos, encontraram em Jesus Ressuscitado a esperança. Jesus Ressuscitado deu-lhes uma visão de esperança através daquilo que parecia ser uma morte humilhante, uma morte de cruz, o fim de tudo, mostrando-lhes que Ele é o maior símbolo de esperança sobre o triunfo da morte, continuando vivo através dos sacramentos, na nossa oração, no partir do pão a cada eucaristia, na igreja, na missão de cada um.
Desta forma, ao seguir Jesus e mantermos a nossa esperança Nele em Deus, podemos alcançar esta confiança e este amor.
Apesar das nossas fragilidades, Deus vencerá sempre, e essa é a nossa esperança.